Após um processo de recrutamento que se estendeu por quase dois anos, o sistema de saúde OHSU Health confirmou, nesta segunda-feira (24), a nomeação de Tarek Salaway para o cargo de diretor-executivo (CEO). O executivo assumirá as funções em 15 de dezembro.
Salaway chega ao posto após atuar como dirigente em diferentes instituições de saúde da Califórnia, incluindo mais recentemente o sistema Kaiser Permanente na região da Baía de São Francisco. De acordo com comunicado do presidente da Oregon Health & Science University (OHSU), Shereef Elnahal, o novo CEO soma 28 anos de experiência em liderança nas principais praças da costa oeste dos Estados Unidos. Elnahal ressaltou a capacidade do profissional em “desenvolver e executar iniciativas estratégicas em parceria com equipes clínicas e administrativas para garantir atendimento de alto valor”.
OHSU Health é o braço responsável pela operação dos hospitais e clínicas da universidade. A busca por um novo líder começou no início de 2024, quando o então CEO de longa data, John Hunter, anunciou que deixaria o cargo, efetivamente saindo em junho daquele ano.
Desde então, a organização contou com três gestores interinos. O diretor de operações, Joe Ness, assumiu temporariamente até o fim de 2024. Em seguida, Ann Madden Rice foi contratada como interina, mas deixou o posto após cinco semanas. No dia seguinte à sua saída, o ex-dirigente Tim Goldfarb, aposentado, retornou para conduzir o sistema também de forma provisória.

Imagem: Andrew SchwartzNovber
Elnahal ressaltou que a escolha de Salaway resultou de uma “ampla busca nacional”. Em nota, o novo CEO afirmou ser “um privilégio juntar-se à equipe de liderança da OHSU Health em um momento de entusiasmo, transformação e forte compromisso com as comunidades atendidas em todo o Oregon”.
Com informações de Willamette Week