O secretário nacional de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, é o entrevistado desta terça-feira (25) no programa “DR com Demori”, exibido às 23h na TV Brasil. O economista discute combate à fome, investimentos públicos de longo prazo, reforma tributária e justiça fiscal.
Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mello avalia que a persistência da fome é inaceitável diante dos avanços tecnológicos e da capacidade global de produção. Ele defende a criação de mecanismos de renda básica e uma organização internacional capaz de garantir acesso a alimentos, saúde e outros serviços essenciais.
Durante a conversa com o jornalista Leandro Demori, o secretário destaca a inclusão inédita do tema taxação dos super-ricos na agenda do G20, sob coordenação brasileira. Segundo Mello, os 20 maiores países se comprometeram a elaborar uma proposta que arrecade recursos para combater fome e pobreza e financiar a transição ecológica, sem caráter confiscatório.
No tópico da reforma tributária, o entrevistado lista mudanças para tornar a carga mais equitativa: isenção total sobre exportações, fim do imposto em cascata, eliminação da “guerra fiscal” entre estados, cashback para famílias de baixa renda e desoneração completa da cesta básica. O modelo de devolução de impostos, explica, será automatizado e permitirá aferir inflação e Produto Interno Bruto quase em tempo real.
Após a transmissão na TV Brasil, o episódio ficará disponível no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. A entrevista também será veiculada em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC e publicada em formato de podcast no Spotify.

Imagem: Valter Campanato
Sobre o programa
“Dando a Real com Leandro Demori” recebe personalidades para conversas aprofundadas. Já passaram pela atração nomes como o ministro do STF Gilmar Mendes, a deputada federal Erika Hilton, o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan e o músico Roger Waters.
Serviço
DR com Demori – Entrevista com Guilherme Mello
Terça-feira, 25 de novembro, às 23h, na TV Brasil e Rádio MEC
Reapresentação: quarta-feira, 26 de novembro, às 4h30, na TV Brasil
Com informações de Agência Brasil